quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A festa - 1x06



– UM JORNAL?! – Catarina grita com ar de raiva e decepção. Se pergunta se é mesmo apenas isso, se não vai receber resposta alguma, se havia sido em vão o tempo que passou procurando e começou a se achar meio boba por ter escrito uma carta destinada a quem não fazia ideia de quem era. Pensado nisso tudo começa a se arrepender por ter ido procurar raízes na história do diário. Levanta-se irritada e, pela janela, vê o carteiro dobrando a esquina. Corre para fora da casa e abre outra vez a caixa de cartas e lá estava a carta-resposta que tanto esperou.
A carta voltou no mesmo envelope em que foi enviada, no verso a resposta em letras maiúsculas enormes: “NÃO SEI QUEM É VOCÊ, NÃO SEI POR QUE ESTÁ FAZENDO ISSO... MAS, POR FAVOR, NOS DEIXE EM PAZ!” Catarina não entende porque raios se incomodaram tanto com um bilhete inocente e sem nenhum desacato, não usou nenhum termo que pudesse ser visto como falta de respeito ou algo do tipo. Ficou realmente triste com isso, voltou pra casa e não parava de pensar onde havia errado.
Triste com tudo que havia acontecido, Catarina entra no quarto, desaba na cama e só acorda quando seu celular toca: é Rodrigo dizendo que vai passar na sua casa pra subir pra praça, porque o pessoal vai se encontrar pra conversar e combinar os últimos detalhes pra festa de amanhã. Catarina não estava com ânimo algum pra levantar da cama e sem a mínima paciência pra aguentar as conversas bobas dos meninos sobre ficas e bebedeiras, disse pra Rodrigo que não ia dar pra ir porque tava muito cansada, mas que amanhã com certeza vai aparecer.
– Ah, então você é a famosa Catarina? Prazer, Camila.
– Famosa? Acho que não, mas prazer, né?
– Ah, famosa sim. Ouvi falar de você a noite toda ontem, Rodrigo ficou arrasado porque você não quis ir pra praça com a gente.
– Rodrigo e Catarina se entreolham, ele sem ver um pingo de graça nas atitudes de Camila, leva Catarina para o balcão e começa a arrumar as bebidas enquanto explica:
– Hm, Bernardo é primo de Marcelo, né? O que dá em cima de todo mundo na cara de pau?
– É e não é... Bernardo tem esse jeitão dele, de pegador e tal, mas ele não é assim, sabe? É mais aparência mesmo, quando ele se apaixona muda totalmente, mas não creio que seja o caso com Camila, porque até agora eu não entendo o que ele tá fazendo com Camila, acho que é mais pra fazer ciúmes pra Mariana.
– Como assim? Mariana, Mariana? Mariana de Pedro?
– Sim, ele sempre foi arriado por ela, sempre foi super apaixonado, mas ela só tinha olhos pra Pedro, desde sempre. Ai de vez em quando eles ficavam, mas era só enquanto Pedro ficava com outras, quando ele voltava a arrastar asa pra ela, Bernardo era descartado.
– E Mariana é louca por Pedro, como é notório.
– Exato.
– E Pedro não tá nem ai pra ela, como é notório.
– Não, não é assim também. A questão é que ele não é super apaixonado por ela, só isso.
– Rodrigo, por favor... Até eu que cheguei agora consigo ver como ele brinca com os sentimentos dela.
– Mas é essa a questão, ela o deixa fazer isso. Você não pode julgar ele por uma culpa que é 50% dela também.
– Não tou julgando, mas que ele brinca, brinca. E se ela gosta dele isso é compreensível... Não é certo, mas compreensível.
– Eu sei, mas Pedro faz as coisas sem perceber, ele é um cara bom, Mariana só não soube desenterrar isso no relacionamento deles ainda.
– Se você diz, né? Mas eu, pelo menos por enquanto, não vejo nada além de um cara metido a conquistador que parte o coração das garotas pelo mundo a fora.
– Caramba, falando assim até parece que ele é um vilão, Catarina. – Eles começam a rir e Pedro vem se aproximando pra avisar que falta menos de uma hora pra começar. Ele cumprimenta Catarina e diz que sentiu sua falta na praça ontem, Letícia chega bem na hora, sorri e os cumprimenta, enquanto entrelaça os dedos nos de Pedro e o leva para o outro balcão. Catarina balança a cabeça e sorri pra Rodrigo, como quem confirma o que acabara de dizer.
– Camila é uma conhecida nossa, estudou mais de 3 anos na mesma turma que a gente, arrumava encrenca com todo mundo e depois mudou de escola. Daí agora tá de rolo com Marcelo e voltou a andar com nossa galera.
– Ela é bem... Comunicativa, né?
– Não sei se essa é a palavra certa, mas com o tempo você vai compreender o porque de ninguém aqui ir com a cara dela.
A fila do lado de fora do clube aos poucos começa a encher, todos os jovens de Belluno queriam presenciar a festa do ano, depois de toda propaganda que Pedro e a banda fez a curiosidade de todos aumentou. Na hora marcada todos estavam na fila, esperando as portas abrirem.
Pedro e a banda passam o som pela última vez antes de liberar a entrada e voilà: casa cheia.
~
Bruno se aproxima de Rodrigo e pergunta se ele já viu quem chegou, quando ele se vira Luíza e suas amigas no canto esquerdo do salão freneticamente cantando acompanhando a voz de Pedro, cantando "Tempo Perdido". Rodrigo dá um sorriso sem vontade e volta a conversar com Catarina, mudando o foco da conversa.
Catarina tenta tirar algo sobre Luíza, mas Rodrigo foge do assunto todas as vezes. A festa continua a rolar e Pedro, entre um agradecimento e outro, diz que vai cantar uma música para alguém muito especial, por quem tem muito apreço e os acordes iniciais de Exagerado tomam o salão do clube, enquanto todas as garotas se perguntam quem será a felizarda e Mariana se aproxima da multidão com o sorriso iluminando todo o ambiente.
– Eu posso até morrer de fome, se você não me amar – Pedro para a música e começa a recitar – e por você eu largo tudo, vou mendigar, roubar, matar...
Desce do palco e caminha devagar entre a multidão e vai em direção ao lado direito, onde estão Mariana e Letícia separadas somente por umas três pessoas. A banda, baixinho ao fundo, continua a tocar enquanto ele diz: exagerado, jogado aos teus pés... Vem, Letícia, que essa é pra você.
Mariana, sem acreditar no que acaba de presenciar, sai em prantos em direção à saída do clube. Bernardo desce do palco e vai em direção à Mariana. Do lado de fora Mariana chora e se maldiz enquanto Catarina, que mesmo sem ter tanta proximidade com ela, mas de tão chocada com as atitudes de Pedro, a abraça e tenta confortá-la. Ao vê-la aos prantos, Bernardo se revolta e entra no clube, puxa Pedro pelo braço e diz:
– Que grande exemplo de homem, né? Você acha que isso é bonito, cara? Destruir o coração da menina assim? Velho, você morreu pra mim hoje. Como pessoa e como amigo. –Bernardo pega suas coisas e sai.
Sem clima pra continuar a festa, Rodrigo pede pra que as pessoas se retirem e Pedro, sentado no palco, reflete sobre seu grande feito com uma garrafa de whisk ao seu lado. Catarina ajuda a fechar o clube e diz que vai embora porque, até então, só Rodrigo estava do lado de Pedro nessa confusão.
~
Já em casa Catarina liga pra Mariana e pergunta sobre seu estado, mas ela lhe responde rápido que está com Bernardo e que depois retorna a ligação. Catarina, rapidamente percebeu que era verdade o que Rodrigo falou sobre o relacionamento de Mariana e Bernardo, deduziu que Mariana aproveitou o conforto do colo de Bernardo pra se curar de mais um de seus machucados causados por Pedro. E imediatamente seus pensamentos se voltaram para a história, ainda oculta, entre Rodrigo e Luíza, fez mil deduções e não chegou a lugar algum, mas sempre observou no dia-a-dia na sala que havia algo entre os dois que Rodrigo insistia em esconder.
Todos os rolos entre os seus amigos começavam a ser mostrados e ela era a única que não tinha ninguém. Sem ligações no meio da noite, sem motivação pra chegar cedo na aula, sem ter alguém por quem esperar, alguém com quem compartilhar seus sonhos e medos... E pra completar, abre um caderno qualquer do ano passado, na contra capa com a letra de Dani (uma de suas melhores amigas em Sparke) uma dedicatória: 
“‘Tenho medo de terminar sozinha. Tenho medo de ser sempre amiga, irmã e confidente, mas nunca o 'tudo' de alguém.’ tá vendo, Cat? Tem gente escrevendo sobre sua vida se passando por você, temos que denunciar isso. haha, Dani.”

Nenhum comentário: